CRAS

CRAS
Centro de Referência da Assistência Social

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Grupo Girassol e suas artes...



Aos poucos vamos postando os objetos confeccionados pelas meninas do Grupo Girassol... Acompanhem!!! Bjo para os visitantes...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Suco verde no Projeto Amor pela Vida

Essa semana além de trabalhar na horta e plantio de árvores frutíferas, a equipe do "Amor pela Vida" fez junto com a criançada um suco super nutritivo usando a produção dessa horta familiar: o tal suco verde!!!!!
Foi super aprovado pelas famílias!
O suco verde é repleto de clorofila. Esse pigmento — que dá a cor verde às plantas — fortifica o sistema imunológico, auxilia no tratamento da anemia, elimina toxinas, limpa o intestino, ajuda no sistema nervoso e evita diversas doenças. Ta aí uma receita recomendada!




Anote a receita e experimente!!

ingredientes: 1 limão taiti, açúcar, água, gelo e 4 folhas de couve

modo de fazer: em um liquidificador pique greosseiramente o limão e com um pouco de água bata por não mais que 10 segundos. Coe e reserve.
Novamente faça esse  procedimento com a couve. Depois junte os sucos do limão e da couve, acrescente mais água, gelo e açúcar e bata. Sirva bem gelado.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS: mais uma idéia CRAS




Ao final desse curso os 25 participantes estarão capacitados para zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.

Auxiliando o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana o cuidador poderá, com seus serviços, proporcionar melhor qualidade de vida à pessoa.

Os participantes, todos com idade igual ou superior a 18 anos, já inscritos e selecionados, terão 60 horas de aprendizagem e troca.

Ainda estamos em processo de licitação da empresa, portanto esperem novidades sobre o curso.

Pretende-se iniciá-lo ainda neste mês de outubro. Aguardem fotos do processo de construção de conhecimento dos alunos!

Abraço queridos!!

JUDÔ: ensinamentos para a vida!

Gente, olha só que bacana!!!

O Judô é uma oficina do CRAS que acontece desde o início do ano e tem mostrado resultados maravilhosos...Além dos colhidos no dia-a-dia, em cada evolução dos pequenos, nos olhares, nos risos, nas condutas, nossa turma já coleciona grandes vitórias e troféus!

Isso! No dia 9/10, durante a última seletiva estadual na cidade de Santa Maria, duas de nossas crianças foram selecionadas para o Campeonato Brasileiro de Judô, em São Paulo, no mês de novembro.

As crianças e jovens já tinham participado de uma seletiva em Santiago, em setembro, e voltaram com vários troféus e sorrisos...

O professor Everton até organizou um vídeo com os registros do dia em Santiago... posto ele essa semana ainda...

Aguardem!!
Tchau hein...

JÁ JÁ UM CURSO PRA LÁ DE ESPECIAL: velas e sabonetes artesanais




Com as inscrições já encerradas esse curso aguarda processo de licitação da empresa a executar os ensinamentos.

A turma será composta de 15 pessoas, a partir dos 16 anos. O pessoal do ProJovem Adolescente também fará parte!

A princípio já se sabe que será no turno da tarde, na sala de grupos do CRAS.

Confiram logo logo maiores informações a respeito!!

Feliz Dia das Crianças e de Nossa Sra. Aparecida... bjo com carinho

CORTE E COSTURA INICIA NESTA SEXTA, DIA 14/10


Mais uma oficina de geração de renda será ofertada pelo CRAS e inicia nesta sexta-feira, às 17h 30 min.

O princípio desse tipo de ação é possibilitar que pessoas possam transformar suas competências em fonte de renda. A idéia também é dar um pontapé para que elas iniciem seu processo de crescimento e mobilidade social de forma prática e autônoma.

O curso de corte e costura contará com 10 alunos, já selecionados e terá duração de 240h. Assim, os encontros acontecerão de segunda a sexta-feira, das 17h 30min às 21h 30min.

Bom aproveitamento à turma!!

Até logo, pessoal... obrigada pela visitinha...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PROJOVEM organiza festa a fantasia

Aproveitando que o mês de outubro é conhecido como o "mês das bruxas" e tende a trazer para alguns uma aura especial o ProJovem Adolescente organizou na última sexta-feira uma Festa a Fantasia, que priorizou a socialização, a diversão e a criatividade.

Diz a história que  o outubro é considerado a época mais mística do ano por abrigar o Dia das Bruxas, celebrado no dia 31. Para muitos, elas estão associadas apenas às lendas e histórias infantis.

Na literatura encontram-se informações interessantes sobre esse tema, como por exemplo: 
  • uma religião ligada diretamente à bruxaria vem crescendo desde a década de 90 (em países como Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Austrália e Brasil), somando aproximadamente 12 milhões de praticantes;
  • eles são chamados "neopagãos", ou seja, politeístas que regataram a antiga Religião da Natureza;
  • os seguidores desta filosofia são facilmente encontrados em festivais de música eletrônica, como as raves, e eventos de rock, e muitas vezes são associados à cultura gótica. 
  • pessoas de diversas idades, principalmente jovens, se tornaram adeptos desses preceitos, e muitos utilizam o símbolo do pentagrama (uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo) em colares, roupas e até tatuagens para expressarem sua fé (maiores informações: http://cantinhodabruxaale.wordpress.com) 

Na nossa festa havia vampira, gótica, morta-viva, motoqueiro, militar, Chapeuzinho Vermelho, fada, palhaça, bruxa e muitas máscaras!!!

A turma ainda deu uma animada em toda a Prefeitura (o CRAS funciona junto ao prédio), passando por várias salas, rádio municipal, corredores a fim de descontrair o finalzinho do expediente do pessoal.

Depois de muita música e dança, todo mundo participante pôde recarregar as energias com cachorro-quente, bolos e refrigerantes...

Começamos bem o final de semana... confiram aí algumas das façanhas da turma




 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma idéia gerada com muito carinho...

Assim se descreve o Projeto MATERNIDADE RESPONSÁVEL, que iniciou em setembro.
A participação das mães e gestantes tem construído ainda mais um significado positivo, que era o que se espera(va) desta nossa ação.
A contribuição de vários profissionais é um mero coadjuvante, já que a sede de troca e socialização dessas mães é imensa.
Já já aguardem os registros do enxoval que elas organizarão.
Os encontros são sempre às quintas-feiras pela tarde.
Abaixo fotos da turma com a nutricionista muito parceira Raquel Silva Garanhão. Nosso agradecimento carinhoso, querida colega! E com a enfermeira Francine... brigadão pela dedicação, Fran! Dr. Marcelo (ESF4) também foi super parceiro em colaborar com a gente!


Pessoal... obrigada pela visitinha.. apareçam!

domingo, 2 de outubro de 2011

Uma ação que dá certo: GRUPO DE CRIANÇAS

Esta ação do CRAS acontece desde agosto de 2010 e tem colhido vários ganhos desde então.

Os grupos acontecem para acolher a demanda que vem ao CRAS, especialmente para a Psicologia. Até o último mês de julho eles eram organizados e coordenados pela psicóloga e pela terapeuta ocupacional. Entretanto, foi preciso a saída desta última profissional, uma vez que agora o município conta com as ações do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e a Terapia Ocupacional faz parte do quadro de pessoal.

Uso aqui o espaço para socializar meu grande sentimento de perda, uma vez que encontrava em Daiane (a TO) uma parceira, uma colega amiga e uma também apaixonada em busca de novas ações, métodos e estratégias para ajudar os outros, no nosso caso, nosso público. Muito obrigada, colega querida!

Os referidos grupos acontecem pela parte da manhã e tarde e reúne em cada etapa cerca de 9 crianças. As demandas para atendimento são de várias áreas.

Uma das atividades trabalhadas que causou grande satisfação foi a argila, o que inclusive também gerou declínio no humorômetro! Eu explico: é que ao chegar na sala de grupo as crianças são motivadas a se analisar e indicar em um painel como está seu humor (careta feliz, careta mais ou menos ou careta triste); na implantação deste método pouco se observava a diferenciação das emoções, porém no dia da argila, por exemplo, houve a externalização da insatisfação por parte das crianças ao término da atividade.

Isto é uma conquista e tanto para quem trabalha nessa área... como dizem, é de tijolo em tijolo que se constrói uma casa...

Grande beijo pessoal, até a próxima
Giorgia Büse - psicóloga

Chá do Idoso 2011




Acontenceu dia 30 de setembro o esperado "Chá do Idoso", evento realizado todos os anos e organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Conselho do Idoso e Conselho Municipal da Assistência Social.
A presença de quase 500 idosos do municipio animou a festa, que teve um delicioso chá com salgadinhos, brindes, desfiles e muita música!
Vale lembrar que o evento foi um grande sucesso tendo em vista que no horário da chegada caiu uma chuvarada, mas que não assustou quem estava pronto para a festa e compareceu em massa.
Durante a festa o pessoal andava mais faceiro que mosca em tampa de xarope!!
Confiram algumas fotos aí...
Abraço p/ vcs.

Projeto Amor pela Vida movimentando as famílias




Para a atualização de quem nos acompanha inserimos algumas fotos das atividades do Projeto Amor pela Vida.
Reiniciamos um novo ciclo de famílias no mês de setembro e as ações deverão acontecer até o mês de dezembro.
A cada encerramento do ciclo, que já são três desde a implantação do projeto, a equipe se reúne a fim de discutir e elaborar um relatório final contendo conteúdos abordados, objetivos alcançados (ou não), fotos das atividades, etc.
Qualquer dia desses a gente acrescenta as fotos do antes e depois das residências contempladas.
Por enquanto postamos as do nosso dia-a-dia, que fazem com que a gente chegue lá!
Abraço com carinho a vocês...

Grupo Girassol com todo o gás

Nossos idosos deixam muitos jovens para trás no que diz respeito à dedicação, comprometimento e criatividade.
Isso pode ser melhor visualizado nas oficinas em que o grupo se encontra, às quintas-feiras de manhã.
A artesã Julia é quem responde pelas orientações técnicas. Inclusive, no último dia 30, aconteceu em nosso município o Chá do Idoso, que contou com apresença e animação de quase 500 idosos. Neste encontro há além de um delicioso chá, sorteio de brindes, eleição de Rainha, Princesas e Garoto Simpatia do Chá do Idoso 2011 e baile. O Grupo Girassol doou para este evento brindes confeccionados por ele (caixinhas em MDF carinhosamente decoradas).
Este grupo é realmente um exemplo a ser seguido...
Aí estão algumas fotos das artes do grupo.

Confira o que a oficina de biscuit do ProJovem anda fabricando...

Há alguns meses os adolescentes do ProJovem Adolescente estão a mil com as criações da Prof. Nani, na oficina de artesanato (biscuit).
Todas as quartas-feiras o grupo se reúne para mais uma lição de criatividade!! Confira alguns clicks do pessoal durante os encontros...