CRAS

CRAS
Centro de Referência da Assistência Social

domingo, 2 de outubro de 2011

Uma ação que dá certo: GRUPO DE CRIANÇAS

Esta ação do CRAS acontece desde agosto de 2010 e tem colhido vários ganhos desde então.

Os grupos acontecem para acolher a demanda que vem ao CRAS, especialmente para a Psicologia. Até o último mês de julho eles eram organizados e coordenados pela psicóloga e pela terapeuta ocupacional. Entretanto, foi preciso a saída desta última profissional, uma vez que agora o município conta com as ações do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e a Terapia Ocupacional faz parte do quadro de pessoal.

Uso aqui o espaço para socializar meu grande sentimento de perda, uma vez que encontrava em Daiane (a TO) uma parceira, uma colega amiga e uma também apaixonada em busca de novas ações, métodos e estratégias para ajudar os outros, no nosso caso, nosso público. Muito obrigada, colega querida!

Os referidos grupos acontecem pela parte da manhã e tarde e reúne em cada etapa cerca de 9 crianças. As demandas para atendimento são de várias áreas.

Uma das atividades trabalhadas que causou grande satisfação foi a argila, o que inclusive também gerou declínio no humorômetro! Eu explico: é que ao chegar na sala de grupo as crianças são motivadas a se analisar e indicar em um painel como está seu humor (careta feliz, careta mais ou menos ou careta triste); na implantação deste método pouco se observava a diferenciação das emoções, porém no dia da argila, por exemplo, houve a externalização da insatisfação por parte das crianças ao término da atividade.

Isto é uma conquista e tanto para quem trabalha nessa área... como dizem, é de tijolo em tijolo que se constrói uma casa...

Grande beijo pessoal, até a próxima
Giorgia Büse - psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário